Marketing Digital : Para pequenas empresas

 

Cresce todos os dias o número de pessoas que utilizam os meios digitais para fazer pesquisas buscando as melhores soluções para seus problemas e dúvidas. É por isso que a presença online é fundamental para que você e sua empresa se tornem referência no mercado.

Por esse motivo o Marketing Digital deixou de ser uma estratégia apenas de grandes empresas e se tornou peça fundamental para todas as empresas seja ela de que segmento for, além de ser a solução mais prática e rentável. Se você está na dúvida se está na hora de investir em Marketing Digital, esse artigo é para você!

 

O que Marketing Digital:

O Marketing Digital consiste em um conjunto de atividades que uma empresa pode executar online para conquistar um desenvolvimento de marca. 

Quais as Possibilidades do Marketing Digital para o seu negócio:

  • Otimizar a relação com os clientes;
  • Atrair novos cliente;
  • Aumento de visibilidade da sua empresa;
  • Se diferenciar dos demais concorrentes;
  • Conhecer sua audiência e suas preferências;
  • Realizar Vendas. 

Atrair novos Clientes

O marketing Digital oferece excelentes opções de atrair novos clientes, seja por meio de conteúdos ricos e relevantes que você pode oferecer para sua audiência ou por anúncios pagos.

Segmentação

O marketing Digital permite segmentar por idade, cidade, hábitos (grávidas, estudantes, empresários etc.) de forma mais efetiva, produzindo campanhas e anúncios exclusivamente para esses públicos. Isto só é possível porque as estratégias permitem que você colete grande quantidade de informações sobre os navegantes por meio de formulários , Redes Sociais, Pop Up’s e etc.

Baixo Investimento

Ao contrário do marketing tradicional, as estratégias de Marketing Digital possuem custos muito mais baixos. Com a segmentação mais precisa é possível colocar ações bem específicas no ar, fazendo com que o público interessante para a sua empresa seja atingido e, a partir daí, gerar mais resultados.

Relacionamento com os clientes 

O relacionamento é a melhor oportunidade para empresas melhorarem seus negócios, a internet possibilita a comunicação bilateral, isso permite que as empresas produzam campanhas que conversem e interajam com o seu público promovendo engajamento e visibilidade para sua maraca. Ao se comunicar de forma mais simples com os seus clientes, você conquista a chance de se relacionar melhor, formando verdadeiros defensores da sua marca.

 Inteligência Comercial

Com as informações sobre as preferencias e hábitos de consumo da sua audiência é possível criar um banco de informações e elaborar ações mais estratégicas, tornando a experiência dos seus potenciais clientes com a sua empresa algo realmente memorável ajudando-os da melhor forma.

 O que é preciso para iniciar sua estratégia de Marketing Digital

Temos em nosso blog um artigo especial que vai te ajudar a realizar o Planejamento Estratégico, é um passo a passo feito para você, mas vamos passar por algumas etapas fundamentais que você não pode esquecer ao bolar sua estratégia de Marketing Digital.

 O objetivo 

Na sua estratégia não pode faltar objetivo e nesse artigo já falamos sobre as possibilidades do Marketing Digital, você pode usar de parâmetro para espelhar seus objetivos.

 

Exemplos

  • Otimizar a forma de se comunicar com os clientes;
  • Atrair novos clientes;
  • Aumentar a Visibilidade e presença da empresa;
  • Se diferenciar com os concorrentes;
  • Aumentar as Vendas;
  • Auxiliar time de Vendas e Marketing.


Definir Persona e Público Alvo 

Se o seu negócio não possuir uma Persona e público Alvo bem definidos, é bem provável que suas estratégias de Marketing Digital acabem se tornando irrelevantes, desinteressantes ou até completamente fora de lugar.

Em nosso Blog temos um material completo que ira te apoiar a desenhar a Persona e Público Alvo para seu negócio.

 Jornada do cliente

Agora que você já definiu seu perfil de cliente ideal é hora de pensar em como conduzir sua persona desde a descoberta do problema até compra de seus produtos e serviços. Da descoberta do problema até o momento da escolha, você precisa fornecer conteúdos de qualidade e relevante para eles!  Fique atento as etapas :

 Aprendizado e descoberta

Nesta primeira fase, o potencial cliente tem uma dúvida ou uma curiosidade que foi despertada por um potencial problema.

 Consideração da solução

O potencial cliente começa a identificar qual é, na realidade, o seu problema. E para isso, ele pesquisa quais são as melhores soluções.

 Decisão de compra

Aqui o potencial cliente já sabe exatamente o que precisa para solucionar o problema.

 Defina os Canais do Marketing Digital

Considere as Redes Sociais como canais importantes para comunicar com sua audiência, temos em nosso blog um material completo que conta a importância das redes sociais para seu negócio.

 Crie conteúdo de qualidade

Descubra quais são os maiores interesses das pessoas que você gostaria de atrair e conquistar na sua página e produza conteúdos relevantes para eles. Uma boa saída é investir em conteúdos que representam as dúvidas mais comuns desse público. Esses conteúdos tendem a resultar em maior engajamento, com grande número de compartilhamentos e alcance de pessoas cada vez maior.

 Criando Campanhas

É preciso conhecer cada possibilidade e fazer uma avaliação da sua campanha para saber se ela está completamente alinhada com o resultado que você gostaria de alcançar. Temos algumas dicas para você:

Defina as métricas;
  • Volume atingido é o esperado?
  • Qual a taxa de conversão?
  • A campanha é para gerar leads ou vendas?
  • Qual o engajamento dos leads em sua página?
  • Qual a taxa de cliques?
  • Foi o teste A/B?

 E-mail Marketing 

Ao contrário do que muitos dizem, essa modalidade ainda é uma realidade muito forte no mercado, sendo responsável por um aumento considerável de vendas em estratégias de Marketing Digital. Com sua estratégia sendo colocada em prática da forma correta o e-mail marketing pode transformar o seu negócio.

 Newsletter 

É uma das estratégias de Marketing de Conteúdo que melhora o relacionamento por meio de produção de conteúdos relevantes que pode auxiliar no dia a dia do leitor.

Mensure os resultados sempre 

Assim como todas as estratégias de Marketing Digital, o e-mail também permite a mensuração dos resultados de forma mais precisa. 

  • A taxa de abertura é uma das principais métricas para se acompanhar; 
  • O CTR — Click Through Rate — apresentará a divisão entre os cliques e a abertura dos e-mails; 
  • Taxa de inativação da lista é responsável por mostrar a quantidade de e-mails que pararam de interagir ou foram inválidos no momento do disparo;
  • A eficácia da campanha é normalmente indicada para e-mails com o intuito de vendas, mostrando a quantidade que foi realizada ao longo daquela ação.

 Marketing de conteúdo:

O marketing hoje é focado em engajamento e em percepção positiva de marca, por isso, o conteúdo é tão importante. O objetivo final do Marketing Digital é sempre trazer resultados positivos para a empresa, com o uso de conteúdo, esse objetivo é alcançado por meio da geração de valor para o público.

 Mas o que é Marketing de Conteúdo?

É o método de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdos relevantes. Assim, você atrai, envolve, gerando valor, melhora a percepção da sua marca e ainda pode aumentar suas vendas.

 Blogs

O blog é a base das estratégias de Marketing de Conteúdo. Um blog bem-sucedido tem a missão de entregar valor e conteúdos relevantes para as pessoas interessadas no que você tem a dizer.

Ao produzir conteúdo para um blog você tem muitas opções de como será o formato dele, podendo fazer o que quiser: textos curtos, textos longos, slideshows, páginas mais elaboradas, infográficos etc.

 A Produção de Conteúdos 

Seu objetivo deve ser atrair a pessoa certa, do jeito certo, na hora certa, então primeiro passo quando você pensa em produção de conteúdo é realizar um mapeamento de palavras-chave. É preciso identificar quais são os termos mais relevantes para o seu público e assim criar pautar de conteúdo a partir dessa busca. Você deve ser preocupar também com a qualidade do seu texto. Garanta um estilo de linguagem e o tom que você ira conversar com sua audiência. Seu texto está compreensível? 

 Divulgue

Quanto melhor for o seu trabalho de promoção dos conteúdos, mais pessoas terão acesso a eles e maiores serão os seus resultados de conversão e retenção de potenciais clientes. 

Não existe uma receita de bolo, existem boas práticas e muito trabalho a ser feito. O segredo de investir em Marketing Digital é o conhecimento do seu público e das estratégias disponíveis para sua atuação. O importante é começar! 

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender quais são os benefícios do Marketing Digital e como aplicar em seu negócio.


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