Marketing Digital : Para pequenas empresas
Cresce todos os dias o número de pessoas que utilizam os meios digitais para fazer pesquisas buscando as melhores soluções para seus problemas e dúvidas. É por isso que a presença online é fundamental para que você e sua empresa se tornem referência no mercado.
Por esse motivo o Marketing Digital deixou de ser uma
estratégia apenas de grandes empresas e se tornou peça fundamental para todas
as empresas seja ela de que segmento for, além de ser a solução mais prática e rentável.
Se você está na dúvida se está na hora de investir em Marketing Digital, esse artigo é para você!
O que Marketing Digital:
O Marketing Digital consiste em um conjunto de atividades que uma empresa pode executar online para conquistar um desenvolvimento de marca.
Quais as Possibilidades do Marketing Digital para o seu negócio:
- Otimizar a relação com os clientes;
- Atrair novos cliente;
- Aumento de visibilidade da sua empresa;
- Se diferenciar dos demais concorrentes;
- Conhecer sua audiência e suas preferências;
- Realizar Vendas.
Atrair novos Clientes
O marketing Digital oferece excelentes opções de atrair novos clientes, seja por meio de conteúdos ricos e relevantes que você pode oferecer para sua audiência ou por anúncios pagos.
Segmentação
O marketing Digital permite segmentar por idade,
cidade, hábitos (grávidas, estudantes, empresários etc.) de forma mais efetiva,
produzindo campanhas e anúncios exclusivamente para esses públicos. Isto só é
possível porque as estratégias permitem que você colete grande quantidade de informações
sobre os navegantes por meio de formulários , Redes Sociais, Pop Up’s e etc.
Baixo Investimento
Ao contrário do marketing tradicional, as estratégias de Marketing Digital possuem custos muito mais baixos. Com a segmentação mais precisa é possível colocar ações bem específicas no ar, fazendo com que o público interessante para a sua empresa seja atingido e, a partir daí, gerar mais resultados.
Relacionamento com os clientes
O relacionamento é a melhor oportunidade para empresas melhorarem seus negócios, a internet possibilita a comunicação bilateral, isso permite que as empresas produzam campanhas que conversem e interajam com o seu público promovendo engajamento e visibilidade para sua maraca. Ao se comunicar de forma mais simples com os seus clientes, você conquista a chance de se relacionar melhor, formando verdadeiros defensores da sua marca.
Com as informações sobre as preferencias e hábitos de consumo da sua audiência é possível criar um banco de informações e elaborar ações mais estratégicas, tornando a experiência dos seus potenciais clientes com a sua empresa algo realmente memorável ajudando-os da melhor forma.
Temos em nosso blog um artigo especial que vai te ajudar a realizar o Planejamento Estratégico, é um passo a passo feito para você, mas vamos passar por algumas etapas fundamentais que você não pode esquecer ao bolar sua estratégia de Marketing Digital.
Na sua estratégia não pode faltar objetivo e
nesse artigo já falamos sobre as possibilidades do Marketing Digital, você pode
usar de parâmetro para espelhar seus objetivos.
Exemplos:
- Otimizar a forma de se comunicar com os clientes;
- Atrair novos clientes;
- Aumentar a Visibilidade e presença da empresa;
- Se diferenciar com os concorrentes;
- Aumentar as Vendas;
- Auxiliar time de Vendas e Marketing.
Definir Persona e Público Alvo
Se o seu negócio não possuir uma Persona e público
Alvo bem definidos, é bem provável que suas estratégias de Marketing Digital acabem
se tornando irrelevantes, desinteressantes ou até completamente fora de lugar.
Em nosso Blog temos um material completo que ira te
apoiar a desenhar a Persona e Público Alvo para seu negócio.
Agora que você já definiu seu perfil de cliente ideal é hora de pensar em como conduzir sua persona desde a descoberta do problema até compra de seus produtos e serviços. Da descoberta do problema até o momento da escolha, você precisa fornecer conteúdos de qualidade e relevante para eles! Fique atento as etapas :
Nesta primeira fase, o potencial cliente tem uma dúvida ou uma curiosidade que foi despertada por um potencial problema.
O potencial cliente começa a identificar qual é, na realidade, o seu problema. E para isso, ele pesquisa quais são as melhores soluções.
Aqui o potencial cliente já sabe exatamente o que precisa
para solucionar o problema.
Considere as Redes Sociais como canais importantes
para comunicar com sua audiência, temos em nosso blog um material completo que
conta a importância das redes sociais para seu negócio.
Descubra quais são os maiores interesses das pessoas que você gostaria de atrair e conquistar na sua página e produza conteúdos relevantes para eles. Uma boa saída é investir em conteúdos que representam as dúvidas mais comuns desse público. Esses conteúdos tendem a resultar em maior engajamento, com grande número de compartilhamentos e alcance de pessoas cada vez maior.
É preciso conhecer cada possibilidade e fazer uma
avaliação da sua campanha para saber se ela está completamente alinhada com o resultado
que você gostaria de alcançar. Temos algumas dicas para você:
- Volume atingido é o esperado?
- Qual a taxa de conversão?
- A campanha é para gerar leads ou vendas?
- Qual o engajamento dos leads em sua página?
- Qual a taxa de cliques?
- Foi o teste A/B?
Ao contrário do que muitos dizem, essa modalidade ainda
é uma realidade muito forte no mercado, sendo responsável por um aumento considerável
de vendas em estratégias de Marketing Digital. Com sua estratégia sendo colocada
em prática da forma correta o e-mail marketing pode transformar o seu negócio.
É uma das estratégias de Marketing de Conteúdo que melhora
o relacionamento por meio de produção de conteúdos relevantes que pode auxiliar
no dia a dia do leitor.
Assim como todas as estratégias de Marketing Digital, o e-mail também permite a mensuração dos resultados de forma mais precisa.
- A taxa de abertura é uma das principais métricas para se acompanhar;
- O CTR — Click Through Rate — apresentará a divisão entre os cliques e a abertura dos e-mails;
- Taxa de inativação da lista é responsável por mostrar a quantidade de e-mails que pararam de interagir ou foram inválidos no momento do disparo;
- A eficácia da campanha é normalmente indicada para e-mails com o intuito de vendas, mostrando a quantidade que foi realizada ao longo daquela ação.
O marketing hoje é focado em engajamento e em percepção positiva de marca, por isso, o conteúdo é tão importante. O objetivo final do Marketing Digital é sempre trazer resultados positivos para a empresa, com o uso de conteúdo, esse objetivo é alcançado por meio da geração de valor para o público.
É o método de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdos relevantes. Assim, você atrai, envolve, gerando valor, melhora a percepção da sua marca e ainda pode aumentar suas vendas.
O blog é a base das estratégias de Marketing de Conteúdo. Um blog bem-sucedido tem a missão de entregar valor e conteúdos relevantes para as pessoas interessadas no que você tem a dizer.
Ao produzir conteúdo para um blog você tem muitas opções
de como será o formato dele, podendo fazer o que quiser: textos curtos, textos
longos, slideshows, páginas mais elaboradas, infográficos etc.
Seu objetivo deve ser atrair a pessoa certa, do jeito certo, na hora certa, então primeiro passo quando você pensa em produção de conteúdo é realizar um mapeamento de palavras-chave. É preciso identificar quais são os termos mais relevantes para o seu público e assim criar pautar de conteúdo a partir dessa busca. Você deve ser preocupar também com a qualidade do seu texto. Garanta um estilo de linguagem e o tom que você ira conversar com sua audiência. Seu texto está compreensível?
Quanto melhor for o seu trabalho de promoção dos conteúdos, mais pessoas terão acesso a eles e maiores serão os seus resultados de conversão e retenção de potenciais clientes.
Não existe uma receita de bolo, existem boas práticas e muito trabalho a ser feito. O segredo de investir em Marketing Digital é o conhecimento do seu público e das estratégias disponíveis para sua atuação. O importante é começar!
Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender quais
são os benefícios do Marketing Digital e como aplicar em seu negócio.
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