Planejamento estratégico: O guia para aplicar em seu negócio
2021 começou com tudo e a LP quer saber sobre seu planejamento estratégico. Está tudo pronto por aí? As oportunidades e as forças do seu mercado foram mapeadas? Os riscos e desafios também estão no seu radar ? Se você já fez o planejamento para 2021 esse artigo irá te ajudar a rever os pontos importantes para atingir suas metas e objetivos, caso não tenha pensado ainda no planejamento aperte o cinto e vem com a LP, vamos te ajudar a construir um planejamento para 2021 e conquistar o seu mercado!
O que é Planejamento estratégico
Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que mapeia o caminho para atingir objetivos em uma empresa. Ele funciona como um roteiro que determina onde a empresa está, aonde quer chegar e quais são as ações necessárias para cumprir essa jornada.
O Mindset
É preciso pensar no planejamento estratégico como um GPS, isso mesmo ele deve apontar o melhor trajeto para chegar ao destino, reconhece o cenário atual e faz uma projeção para o futuro , em outras palavras, o que você deve fazer para chegar no seu destino no tempo previsto.
Envolvimento e Comprometimento
Para que as metas e objetivos sejam atingidos é preciso envolver todos os colaboradores da organização, entendendo que todos devem participar intensa e diretamente para que os resultados sejam alcançados.
Para fazer um Planejamento consistente e realista é necessário levar em conta o ambiente interno, externo, definição de metas e indicadores de resultado.
É crucial que haja uma execução adequada e um controle contínuo dos resultados.
É preciso entender a diferença entre objetivos e metas. Objetivos são resultados maiores, onde se deseja chegar. As metas são conquistas de curto prazo, servindo como uma espécie de passo a passo para atingir os objetivos.
Agora vamos aos passos para montar um planejamento estratégico de sucesso para seu negócio.
1 - Defina a MVV - Missão , Visão e Valores da Organização
O planejamento deve estar de acordo com a missão, a visão e os valores da sua organização É crucial que o plano respeite as crenças da organização. Caso ainda não tenha desenvolvido vamos te explicar melhor esses elementos.
missão: é a razão pela qual a empresa existe;
visão: é onde a empresa deseja chegar no longo prazo (10 anos, por exemplo);
valores: são os princípios inegociáveis, de que não se abre mão.
2 - Estabeleça Metas e objetivos desejados
O segundo passo de um planejamento estratégico é estabelecer os objetivos que se deseja alcançar, já falamos sobre a diferença entre Objetivos e metas, é preciso ressaltar que as metas devem ser mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.
3 - Entenda o ambiente interno da organização
Você precisa conhecer bem quais são os recursos da empresa, Questões como pessoas motivadas, processos claros, produtos de qualidade e instalações adequadas são de grande valor, então não deixe de listá-las
Faça um check list dos principais recursos que serão necessários para alcançar as metas e os objetivos, avaliando se eles se encaixam como pontos fortes ou fracos da sua empresa.
4- Entenda o ambiente externo da organização
Também deve ser levado em consideração o externo, pois ele influencia de forma dinâmica e contínua as ações empresariais. Questões como crises financeiras, surgimento de novas leis e mudanças de hábitos dos consumidores devem ser pensadas com antecedência.
Tente dividir o ambiente externo: o macroambiente e o ambiente de tarefa. O primeiro é tudo o que é mais abstrato e distante da companhia, como os aspectos legais, economia geral ou tendências de mercado. O segundo é representado pelo que está próximo, como: clientes, concorrentes, fornecedores e órgãos reguladores.
5. Público-alvo
Já falamos sobre a importância de se definir o público alvo em outros artigos, mas para o planejamento estratégico é de fundamental dar atenção especial a esse tópico.
Ao definir seu público-alvo, sua empresa poderá traçar uma estratégia mais eficaz de engajamento e diminuir o custo de aquisição do clientes, já pensou em ter uma “fazenda” de oportunidades?
6. Defina as estratégias
Como os resultados serão alcançados ou, de que forma o caminho definido será percorrido. Boas estratégias contribuem para criar um diferencial competitivo, destacando a empresa entre seus concorrentes mercadológicos. utilize a estratégia que mais se adéqua ao seu público-alvo, bem como a declaração de MVV definida no início do plano.
7. Desenvolva um plano de ação
No plano de ação você define as tarefas que devem ser feitas para chegar às metas e aos objetivos inicialmente definidos. Geralmente, esse plano é desenvolvido com base em uma ferramenta chamada de 5w2h, que representa 7 palavras do inglês:
5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?);
2 H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?).
8. Monitore seus resultados
É a forma de observar se tudo está saindo de acordo com o planejado ou se precisa de ajustes. É importante estabelecer as ferramentas que serão usadas para esse monitoramento, bem como alinhar os profissionais envolvidos.
nível de satisfação dos clientes (NPS);
índice de absenteísmo;
evasão de clientes (Churn);
índice de lucratividade;
retorno sobre o investimento (ROI).
A escolha do indicador ideal vai variar de acordo com o objetivo final de cada plano. Se o intuito é atrair e fidelizar clientes, por exemplo, é quase uma obrigação acompanhar o nível de NPS e Churn. Por outro lado, se o interesse final é obter a liderança de mercado, faz mais sentido acompanhar o índice de lucratividade.
É importante anotar e arquivar os resultados obtidos, garantindo que possam ser vistos no futuro e que subsidiem novas estratégias corporativas.
Aplicando essas dicas , você terá um planejamento estratégico completo em mãos. No final, será possível diferenciar sua empresa da concorrência, garantindo a obtenção de resultados esperados.
Ficou alguma dúvida sobre como realizar o planejamento ideal para o seu negócio ? Você pode entrar em contato com a LP e saber como podemos te apoiar.
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