Público Alvo: Como definir o Público Alvo para o seu negócio
Não adianta estar na Internet se você não souber quem é o seu público-alvo. (sexo, idade, formação, estado civil, renda e localização) e claro a sua persona também (hábitos, comportamentos, características, gostos, desejos e medos de seu público).
Juntos, público-alvo e persona formam o seu perfil de cliente ideal e podem ser representados por um personagem fictício que reúna todos os atributos, hoje vamos te ajudar fornecendo insights para definir o seu Público Alvo.
Por que definir Público-alvo?
Definir o público-alvo é uma das principais etapas no planejamento de qualquer negócio. A identificação do segmento que mais oferece oportunidades ao seu empreendimento, além de orientar o posicionamento e atuação da marca no mercado.
O que é Público Alvo:
Público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing dos seus produtos ou serviços, é um grupo de pessoas que têm um mesmo grau de escolaridade, objetivos e interesses. Resumindo, o público-alvo é uma parte da população que tem tudo a ver com os interesses da sua empresa.
Para definir o seu público-alvo, você precisa considerar as seguintes informações:
Idade; Tempo de mercado;
Porte; P-M-G
Segmento;
Poder aquisitivo;
Classe social;
Localização;
Hábitos de consumo;
Dores e necessidades.
Claro que, após definir bem seu público existem outras ações de marketing que devem ser levadas em consideração e que também são importantes mas, de nada adianta pensar nessas estratégias se você não começar fazendo uma boa segmentação do seu público.
Com a escolha certa ficará mais fácil empreender ações mais direcionadas e eficazes, com mais chances de dar certo. Isso evitará gastos desnecessários, uma vez que você não irá investir capital e marketing publicitário em públicos que não são os seus.
Motivos para escolher corretamente o seu público-alvo:
Foco Voltado Para Sua Audiência
Se você começar a criar conteúdo para um público muito generalizado, você pode causar o efeito oposto do que deseja e acabar espantando seus clientes. O seu público-alvo precisa se sentir compreendido.
Planejamento Mais Preciso
Ao ter a informação do seu público-alvo definido fica mais fácil trabalhar e montar toda uma estrutura para atingir esse público com sucesso. Você poderá pensar nas melhores estratégias, como as melhores mídias para anunciar e canais em que seu público mais se encontra (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, dentre outros).
Com tudo que vimos até aqui você já deve estar pronto para começar, e quer saber exatamente
como definir seu público-alvo não é?
Separamos algumas perguntas para definir público-alvo que vão te ajudar a chegar no resultado mais correto.
- Quem são eles?
- Quais Suas Maiores Dificuldades, Problemas ou Desejos?
- Onde Eles Encontram as Informações Que Necessitam Diariamente?
- Qual o Benefício do Seu Produto?
- O que chama a atenção deles negativamente?
- Em Quem Eles Confiam?
Exemplos:
Empresa: Restaurante de comida italiana.
Público-alvo: Mulheres e homens de classe média alta, com superior completo, que vivem em São Paulo, com idade entre 30 e 40 anos que são apaixonadas por gastronomia. Seguem sites e portais de receitas, acompanham Facebook e Instagram de restaurantes e grandes chefs de cozinha.
Empresa: Agência de viagens.
Público-alvo: Mulheres e homens aposentados, de classe média, acima de 60 anos que vivem no Brasil e procuram por ofertas de pacotes de viagens nacionais e internacionais. Acompanham revistas segmentadas, sites e Facebook.
Se tiver alguma dúvida sobre o tema nós podemos te ajudar a entender e definir o seu público alvo, entre em contato.
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