Público Alvo: Como definir o Público Alvo para o seu negócio


Não adianta estar na Internet se você não souber quem é o seu público-alvo. (sexo, idade, formação, estado civil, renda e localização) e claro a sua persona também (hábitos, comportamentos, características, gostos, desejos e medos de seu público).


Juntos, público-alvo e persona formam o seu perfil de cliente ideal e podem ser representados por um personagem fictício que reúna todos os atributos, hoje vamos te ajudar fornecendo insights para definir o seu Público Alvo. 


Por que definir Público-alvo?

Definir o público-alvo é uma das principais etapas no planejamento de qualquer negócio. A identificação do segmento que mais oferece oportunidades ao seu empreendimento, além de orientar o posicionamento e atuação da marca no mercado.

 O que é Público Alvo: 

Público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing dos seus produtos ou serviços, é  um grupo de pessoas que têm um mesmo grau de escolaridade, objetivos e interesses. Resumindo, o público-alvo é uma parte da população que tem tudo a ver com os interesses da sua empresa. 

Para definir o seu público-alvo, você precisa considerar as seguintes informações:

  1. Idade; Tempo de mercado;

  2. Porte; P-M-G

  3. Segmento; 

  4. Poder aquisitivo;

  5. Classe social;

  6. Localização;

  7. Hábitos de consumo;

  8. Dores e necessidades. 

Claro que, após definir bem seu público existem outras ações de marketing que devem ser levadas em consideração e que também são importantes mas, de nada adianta pensar nessas estratégias se você não começar fazendo uma boa segmentação do seu público.

Com a escolha certa ficará mais fácil empreender ações mais direcionadas e eficazes, com mais chances de dar certo. Isso evitará gastos desnecessários, uma vez que você não irá investir capital e marketing publicitário em públicos que não são os seus. 

 

Motivos para escolher corretamente o seu público-alvo:

Foco Voltado Para Sua Audiência 

Se você começar a criar conteúdo para um público muito generalizado, você pode causar o efeito oposto do que deseja e acabar espantando seus clientes. O seu público-alvo precisa se sentir compreendido.

Planejamento Mais Preciso

Ao ter a informação do seu público-alvo definido fica mais fácil trabalhar e montar toda uma estrutura para atingir esse público com sucesso. Você poderá pensar nas melhores estratégias, como as melhores mídias para anunciar e canais em que seu público mais se encontra (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, dentre outros).

Com tudo que vimos até aqui  você já deve estar pronto para começar, e quer saber exatamente

como definir seu público-alvo não é? 


Separamos algumas perguntas para definir público-alvo que vão te ajudar a chegar no resultado mais correto.

  1. Quem são eles?
  2. Quais Suas Maiores Dificuldades, Problemas ou Desejos?
  3. Onde Eles Encontram as Informações Que Necessitam Diariamente?
  4. Qual o Benefício do Seu Produto?
  5. O que chama a atenção deles negativamente?
  6. Em Quem Eles Confiam?


Exemplos: 


Empresa: Restaurante de comida italiana.


Público-alvo: Mulheres e homens de classe média alta, com superior completo, que vivem em São Paulo, com idade entre 30 e 40 anos que são apaixonadas por gastronomia. Seguem sites e portais de receitas, acompanham Facebook e Instagram de restaurantes e grandes chefs de cozinha.

 Empresa: Agência de viagens. 

Público-alvo: Mulheres e homens aposentados, de classe média, acima de 60 anos que vivem no Brasil e procuram por ofertas de pacotes de viagens nacionais e internacionais. Acompanham revistas segmentadas, sites e Facebook.

Se tiver alguma dúvida sobre o tema nós podemos te ajudar a entender e definir o seu público alvo, entre em contato.


 Escrito por LP Consultoria. Todos os direitos reservados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo: Montando o processo de venda da sua empresa

Como conseguir os primeiros clientes para sua contabilidade?

Desafios para os Empreendedores Contábeis