Produção de conteúdos: Principais erros cometidos ao produzir conteúdo para Web

Você passa horas preparando seus conteúdos e não está tendo o retorno esperado?  Será que está cometendo algum erro grave?

Se você investe parte do seu tempo para pensar em estratégias de marketing de conteúdo, é certo que já descobriu as possibilidades que ele pode gerar para seu negócio não é mesmo: engajamento dos clientes, geração de novas oportunidades, visibilidade e diferenciação dos concorrentes, segmentação do mercado etc.

Hoje vivemos em um mundo altamente conectado e o volume de informações disponíveis é incontável, basta um clique e pronto. A pergunta é: Será que sua estratégia está correta? Será que você está cometendo algum erro ao produzir seus conteúdos?  Neste artigo vamos listar os principais erros na produção de conteúdos para web. 

 

Plágio:

Produzir conteúdos originais é muito importante, a cópia integral ou parcial de conteúdos pode fazer seu site ser penalizado pelo Google, além de ser muito deselegante. Se não consegue dedicar tempo suficiente para produção de conteúdos contrate uma empresa especializada.

 

Respeite o tempo do usuário:

Conteúdos exagerados estão longe de ser os mais visualizados na internet.    Valorize o tempo da sua audiência, ofereça exemplos fáceis, conte histórias utilizando metáforas, evite texto com alta complexidade e caixas de textos intermináveis. 

Antigamente informação era escassa, hoje é o tempo que se encontra nessa situação!

 

Fique atento a frequência das postagens:

Outro ponto de atenção é com a frequência das postagens, você precisa ficar atento em como sua audiência vem reagindo a frequência de suas postagens em cada canal que você possui e qual o consumo da sua audiência nas redes que você está presente. Um ponto muito importante é não abandonar a qualidade pela quantidade, é preciso conhecer a fundo o público-alvo e persona para realizar uma programação adequada de postagens, trabalhar com calendário editorial também é uma boa prática. Aqui na LP nós apostamos em um padrão de postagens, mas tudo depende da jornada que você tem desenhada no seu processo. 

 

Uso de Palavras-Chave

As Palavras-chaves são as palavras (ou um grupo delas) que descrevem o tema de um site ou o assunto de um texto, e são usadas pelas ferramentas de busca com o propósito de apresentar resultados relevantes e precisos, o uso de palavras-chave é o que irá garantir o tráfego via busca orgânica de seu website ou blog. Por isso, ignorar o seu uso está entre os grandes erros na produção de conteúdo. Nos  conteúdos você deve ter atenção ao Título, Cabeçalhos, subtítulos,  links internos e externos e também  na descrição das imagens.

 

Não Conhecer a Audiência:

Já falamos em outros artigos em nosso Blog sobre a importância de definir Público-alvo e Persona, com esse passo realizado você terá facilidade para definir o que escrever. Se você não leva em conta os interesses da sua persona, você acaba produzindo conteúdo desnecessário, lembre-se todo conteúdo é feito com um determinado objetivo e, dentro desse objetivo, conversar com uma determinada persona. Jamais ignore quem vai estar lendo o seu texto na hora de escrever.

 

Vender, Vender, Vender:

Alguns textos estão totalmente focados na venda de um produto ou serviço, como se fosse um vendedor chato falando na cabeça do cliente, cuidado!  Existem técnicas adequadas para esse objetivo e oferecer conteúdo de qualidade é um dos requisitos para chegar até a venda. Tentar convencer o leitor a comprar algo logo no primeiro parágrafo, sem sequer ambientá-lo ao tema, enfraquecerá muito a sua imagem. Vender não ajuda, Ajudar Vende!

 

Revisar o Conteúdo:

Essa etapa é tão importante quanto o desenvolvimento do texto, quanto mais você se esforçar na revisão do conteúdo, mais ele será fácil de ler, e sua audiência ficará agradecida. Durante esse processo é que são corrigidos os erros ortográficos e gramaticais, além da verificação dos objetivos propostos e se o texto condiz com o tema.  A revisão de um texto é puramente voltada para a melhoria do conteúdo abordado então atenção a essa etapa!

 Você conhece outros erros possíveis de uma estratégia de produção de  conteúdo? Compartilhe com a gente nos comentários! 


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