Pequenos Escritórios Contábeis - Principais desafios

 

Pequenos Escritórios Contábeis                                                                                   

Se você é Contador que enxergou uma oportunidade e abriu seu próprio Escritório Contábil, já deve ter enfrentado muitos desafios desde os mais simples como: clientes não reconhecem valor do seu serviço, exigem valores cada vez mais baixos de honorários e não entregam os documentos no tempo hábil.

Se já se deparou com alguns desses desafios, esse e-Book é para você, separamos dicas para seu escritório contábil superar todas as dificuldades.

Mercado Contábil no Brasil

Em abril de 2017 o número de escritórios contábeis ativos no Brasil ultrapassava a marca de 59 mil, hoje são aproximadamente 97 mil empresas contábeis divididas entre MEI, EPP , ME e demais segundos dados do Sebrae .  Mais de 70% são compostos por escritórios de pequeno porte com as seguintes características: possuem até 4 colaboradores, um proprietário ou dois sócios, com sua carteira de clientes com até 60 empresas de diversos portes e segmentos, a maior parte do serviço oferecido é para a área de atendimento.

Se o seu negócio se encaixa ou tem similaridade com o grupo dos pequenos escritórios, que cresce cada vez mais a cada dia que passa, continue a sua leitura.

Trabalhe a percepção de valor dos seus serviços

Durante muito tempo escutamos colegas contadores relatarem as que uma das principais dificuldades dos donos de pequenos escritórios contábeis e dos seus colaboradores é a desvalorização dos serviços. Em alguns casos, o contador é visto como o funcionário mais caro da empresa e muitas vezes, apenas como um “mandador de guias” por seus clientes.

Essa percepção tem como consequências quase a procurar por preços cada vez mais baixos. Ainda mais mediante a uma Pandemia, como a que estamos passando agora.

Dicas: Estreitar a comunicação com o seu cliente e a qualidade do seu atendimento, o objetivo é deixá-lo cada vez mais ciente e satisfeito com os seus serviços prestados.

Tecnologia:   Utilize ferramentas que facilitem sua comunicação com os clientes, envie e receba documentos em tempo real, facilite a vida do seu cliente. Com tecnologia é possível educar seus clientes e você pode se organizar, enviar lembretes para seus clientes, com antecedência, dos documentos a enviar e prazos a cumprir. Essa também é uma forma de reforçar o seu posicionamento como um parceiro que ajuda os seus clientes na busca pelo sucesso sempre!

 Invista no seu time:    Manter uma equipe de colaboradores integrados, motivados e alinhados aos objetivos estratégicos do negócio é um ponto primordial para qualquer escritório de contabilidade. Uma equipe preparada e engajada em alcançar o sucesso do negócio é fundamental para você conseguir maior produtividade nos serviços e resultados cada vez mais positivos.                              

Seguindo essas dicas, o seu escritório será capaz de oferecer serviços com mais qualidade e agilidade - isso fará total diferença aos olhos do seu cliente! Que pode aumentar a percepção de valor do seu negócio e gerar uma vantagem competitiva para o seu escritório.

Invista na Atração e Fidelização de clientes  

Um outro desafio dos Escritórios de contabilidades é: Atração de novos clientes e fidelização dos clientes atuais. Quando se trata de aquisição de novos clientes para o setor contábil o que mais encontramos são negócios fechados a base de indicações. 80% dos contadores relatam que a indicação é o principal canal de entrada de novos clientes em seus escritórios, problema é a frequência dessas indicações de 2 a 5 oportunidades por ano. Um outro desafio para os novos escritórios é que a confiança é um pré-requisito para grande parte das empresas na hora de contratar serviços contábeis.

Para superar esse desafio você deve pensar em especializar os serviços. atender às necessidades e especificações de alguns mercados, investindo na qualificação para atender os clientes da forma que eles precisam, isso gera autoridade e visibilidade para seu negócio.

De que adianta você trabalhar para a melhoria do seu atendimento se isso não chegar aos ouvidos dos seus atuais ou futuros clientes? É preciso implementar estratégias de Marketing Contábil para aumentar sua presença on-line e ser encontrado quando o assunto for contabilidade.

Em nosso blog você vai encontrar materiais que vão te ajudar a encontrar um nicho para seu mercado e muito mais!  

Utilize softwares que te auxiliem no acompanhamento das Legislações:

Imagine NÃO poder confiar totalmente na aderência fiscal e tributária do seu sistema? Assim, você perde tempo conferindo se os cálculos estão sendo realizados de acordo com as últimas atualizações das normas. 

Existem ferramentas totalmente preparadas para atender às especificidades e necessidades dos escritórios pequenos, atualizadas de acordo com todas as exigências legais. Procure aquela que vai te atender da melhor forma e aumentar a sua produtividade!

É difícil estar sempre atualizado no Brasil, a constante mudança e a insegurança sobre as legislações vigentes também é são grande desafio para os Escritórios Contábeis que atendem a modelos tributários diferentes. Por esse motivo é fundamental que você possua em seu escritório um software que seja aderente às legislações federais, estaduais e municipais necessárias para os seus serviços e que se atualize de acordo com as mudanças, que são constantes.

Reserve um tempo para gerenciar seu escritório

Com o bombardeio de solicitações vinda dos clientes e a rotina movimentada dos escritórios contábeis, acaba acontecendo em muitos casos de não sobrar tempo para o empreendedor contábil investir no próprio negócio.  Quando você não cuida com atenção da sua organização, os resultados vêm abaixo do esperado e isso pode ser a diferença entre o crescimento e o encerramento do negócio.

Dicas:  

Faça uma lista para organizar seu dia;

Saiba priorizar suas atividades;

Fuja da Procrastinação;

Organize sua área de trabalho;

Utiliza ferramentas de gestão do tempo;

Delegue tarefas;

Evite ser multitarefa.

Indicadores que sua contabilidade deve acompanhar

NPS – Net Promoter Score

Retorno sobre investimento

Lifetime Value (LTV)

Temos em nosso Blog artigos que vão te ajudar com essas nomenclaturas e o que são.

Para te ajudar tanto nessa organização, quanto na otimização dos seus serviços, a tecnologia é, mais uma vez, a sua maior aliada.

Como o mercado contábil geral vem crescendo a cada ano no Brasil, o número de pequenos escritórios também continua aumentando inclusive, representa a maior parte das organizações nessa área. Os empreendedores contábeis enfrentam uma série de desafios específicos desse tipo de negócio, que acabam dificultando o seu crescimento e o destaque no mercado. 

A boa notícia é que muitos desses desafios podem ser superados com a adoção de algumas boas práticas e de ferramentas, que ajudam na otimização dos serviços, economia do tempo e aumento da produtividade. Por isso, esperamos que esse material tenha te ajudado a encontrar soluções eficazes para o seu negócio. Ainda com dúvida e com desafios que não respondemos aqui ? Entre em contato e nós conte mais ! 

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